TORTINHAS DE PÊRA COM AMÊNDOAS E FRANGIPANE

Estas tortinhas de pêra são verdadeiras pérolas com sua delicada combinação de sabores e complexas texturas. Exigem um pouco de tempo para serem confeccionadas já que são várias etapas de preparo. Mas o resultado compensa o esforço, além da terapia de fazer brotar de suas mãos essas verdadeiras jóias. Podem ser congeladas e reaquecidas na hora de servir.

A casquinha fina é pré-assada para garantir a crocância. Depois recheada com uma pêra inteira, cozida com especiarias e preenchida com frangipane, então, salpicada com amêndoas lâminadas e está pronta para ser assada até ficar douradinha.

TORTINHA DE PÊRA COM FRANGIPANE

Tortinhas de pêras com frangipane

Tortinhas de pêras com frangipane

Rend.: 1 torta redonda de 30 cm ou 8 unids individuaias de 10 cm

Para massa:
350 g farinha de trigo
120 g açúcar confeiteiro
160 g manteiga gelada em cubos
1 unids ovo grande

Preparo: Misture os três primeiros ingredientes até formar uma farofa solta, pode ser no processador. Junte o ovo e misture só até formar uma bola homogênea. Embale em filme plástico, achate levemente e leve para gelar por pelo menos 30 minutos. Abra a massa entre folhas plásticas, forre a assadeira e fure a massa com um garfo. Leve para assar cobrindo a massa com feijão. Aproveite o restante da massa para fazer a decoração da torta.

Para o creme de confeiteiro:
250 ml leite integral
10 g maisena
10 g farinha de trigo
55 g açúcar
1 unids ovos inteiros
2 unids gemas
30 g manteiga
essência de baunilha e licor Amaretto

Preparo: Dissolva a maisena e a farinha com um pouco de leite. Misture o açúcar, os ovos, as gemas, o restante do leite e leve para cozinhar numa panela em fogo lento, mexendo sempre até engrossar. Retire do fogo e incorpore a manteiga batendo sempre com um foet até esfriar. Junte a essência de baunilha e o licor. Reserve.

Para o frangipane:
250 g amêndoas sem pele
50 g farinha de trigo
250 g açúcar de confeiteiro
250 g manteiga em pomada
3 unids ovos inteiros levemente batidos

Preparo: Triture as amêndoas com a farinha no processador. Reserve. Bata a manteiga amolecida com o açúcar de confeiteiro até ficar leve e esbranquiçado. Incorpore a mistura de amêndoas e os ovos, sem bater.

Para as pêras cozidas:

8 pêras pequenas descascadas e com o miolo retirado
100 g de açúcar
1,5 l de água
1 canela em pau
3 cravos-da-índia
5 grãos de cardamomo

Preparo: Coloque todos os ingredientes numa panela e cozinhe as pêras até ficarem macias, mas sem desmanchar. Retire as pêras da calda e deixe escorrer e esfriar numa peneira.

Montagem:
Incorpore o creme de confeiteiro ao frangipane. Recheie as pêras com essa mistura. Disponha as pêras na base pré-assada e preencha os espaços entre as pêras com o creme restante. Salpique amêndoas lâminadas e leve para assar em fogo baixo até ficar firme e ligeiramente dourada. Sirva morna com bola de sorvete ou calda de frutas vermelhas.

Anúncios
Comments
7 Responses to “TORTINHAS DE PÊRA COM AMÊNDOAS E FRANGIPANE”
  1. Parabéns pelo blog está lindo, reflete bem o amor e dedicação que vc tem por essa profissão tão bonita. Continue e que ele te leve a caminhos mais floridos.
    Sempre ao seu lado,
    Renato

  2. Gabriela Negrão disse:

    Oie Marcelo,
    parabéns pelo blog, já estou com saudades…
    te cuida t adoro…Bjus

  3. Stefanni disse:

    Caríssimo, maravilhosa a tua idéia de ter um blog. Adorei tudo por aqui. Certamante nessa minha vida solitária paulistana, farei minhas experimentações gastronomicas baseadas nas tuas receitas incríveis.

    Saudades sempre.

    Forte abraço.

    • chefmarcelorodrigues disse:

      Vamos combinar de convidar o povo e fazer umas experimentações juntos, né? Nessa Sampa do stress se a gente não se mexe as coisas complicam cada vez mais. Bj

  4. Cris de Lisboa disse:

    Oi Marcelo!

    Adorei saber que vc criou este blog, está lindo. Vou vir te visitar sempre!
    Da última vez que nos vimos vc me serviu essa tortinha de pera (depois de uma maravilhosa pizza, hehehe), e é mesmo uma delícia. Huuummmmm….!!!!

    Um beijo grande, com saudades.
    Continue cheio de amor e inspiração!

    • chefmarcelorodrigues disse:

      Nossa, Cris!!! Faz tanto tempo e você ainda lembra da tortinha. Tava boa mesmo, hein? Não sei se você percebeu, mas neste post tem um plágio de parte de uma dedicatório que você fez num livro belíssimo da tão pungente culinária espanhola que vc me presenteou. “Faz brotar de suas mãos”, achei isso tão lindo que nunca mais me esqueci. Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: