GLAMOUR X “SERVIÇO SUJO”

Empadinhas de palmito

Uma vez um amigo vendo o mar de empadinhas ao lado me indagou: “Vocês tem uma máquina para fazer toda essa quantidade de empadinhas assim todas iguaizinhas e perfeitas?” Com um sorriso sarcástico disse que sim, que havia uma maquininha de mãos habilidosas que ao passar dos anos, fazendo a mesma coisa, haviam masterizado a técnica e conseguiam beliscar do bolo de massa a quantidade exata para deixa-las pradronizadas sem precisar de balanças ou medidas, só as mãos! Eu mesmo não seria capaz de fazer todas as 500 empadinhas, faço a massa e o recheio. Mas como teria ainda tempo para montá-las, e passar gema uma a uma e depois assá-las sendo que ainda há um cardápio extenso para ser desenvolvido? Só mesmo com o empenho de muita gente que se é capaz de realizar um grande evento como um casamento, por exemplo.

Os restaurantes precisam de uma boa equipe trabalhando harmoniosamente como uma orquestra, mas os bufês, onde a volume de comida é maior, a tarefa só é cumprida se todos trabalharem com organização e disciplina, como numa colméia. Cada qual com sua função e todos atentos para cobrir o colega onde não está funcionando bem. Ainda bem que tenho pessoas boas ao meu lado que além de me darem bastante conforto emocional, pois confio nelas, sei que fazem o melhor de si dentro das possibilidades de cada um. Mesmo assim, dou umas broncas quando vejo que, por descuido, uma fornada de empadinhas ficou preta, mas eles sabem da responsabilidade e vontade de acertar que rondam a minha cabeça e me perdoam minutos depois com a certeza que serão recompensados no final, pois ficam orgulhosos de verem o resultado de seu trabalho.

Tarteletes de alecrim com cebola caramelada no Madeira e tomatinho confit

Sendo assim como ficar com um elogio só para mim no final de uma festa bem sucedida? Como não repassar a todas as pessoas envolvidas tão essencias os prêmios ganhos e incentivadores elogios? Só se eu mesmo não me sentisse merecedor de tudo isso.

Achei lindo um techo do blog da Chef Roberta Sudbrack, leiam isso:

“Semana passada eu e a equipe da casinha laranja à beira do canal ficamos radiantes com a conquista do prêmio de melhor restaurante de alta gastronomia pela Revista Veja. Como sempre faço, assim que recebi o prêmio corri para o restaurante para entregá-lo à minha equipe e abraçar um a um. Normalmente depois disso, levo o prêmio para a casa, para que a minha avó possa ver também. Mas nesse dia estávamos tão felizes que acabei deixando na cozinha. Não tive coragem de tirar das mãos deles.”

Ao entregar-lhes o prêmio ela não está só querendo mostrar uma conquista, mas está querendo dizer que a união faz a força e todos estão caminhando na mesma direção e que isso pode ser apenas um começo. Não existe prêmio sem o processo e nem glamour sem alguém que faça o “serviço sujo” e não por isso, ser menos merecedor. Assim todos tem seu espaço e vez na partitura. Palmas para a Roberta e para todos os gênios que sabem administrar cabeças e habilidades diversas para se compor uma bela obra. Bravo!!!

Cheesecake com calda de framboesa

E para o próximo post, a receita das empadinhas de palmito.

Comments
2 Responses to “GLAMOUR X “SERVIÇO SUJO””
  1. O texto é lindo, meticuloso e preciso como você, parabéns! Fico feliz que a vida esteja te ensinando que uma vitória compartilhada tem mais sabor e é mais justa, pois nunca conseguimos nada sozinho, só os tolos acreditam nisso…
    Parabéns pelo grande maestro que és!

  2. Roseli Correa Rodrigues Da Rosa disse:

    Parabéns mano!!!!! O despreendimento de ser e ter é um dom de DEUS, que ele te conserve sempre assim.

Deixe um comentário

